terça-feira, 2 de abril de 2013

Português

Dica  importante sobre os romances  indianistas  , fiquem ligados !

Indianismo

O indianismo é o medievalismo “adaptado” do Brasil. Como os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o índio como o ícone para origem nacional e o colocaram como herói. O indianismo resgatava o ideal do “bom selvagem”, segundo o qual a sociedade corrompe o homem, e o homem perfeito seria o índio que não tinha nenhum contato com a sociedade européia.
Os primeiros romances surgiram na Europa, já identificados como início da revolução francesa. Destacam-se entre os primeiros europeus: Manon Lescault, do abade Prévost (1731) e a história de Tom Jones, de Henry Fielding (1749).

O romance Indianista

Enquanto o branco era identificado como colonizador europeu, e o negro como o escravo africano, o índio era considerado o único e legítimo da América. Assim, o romantismo brasileiro encontrou no índio uma autêntica expressão de nacionalidade, tanto na prosa quanto na poesia. Vários fatores contribuíram para implantação do indianismo em nossa cultura, entre eles a existência de uma tradição literária indianista do período colonial, cujo representante mais direto entre nós, era o índio.

Português X Química Humana

  Tanto na genética quanto na química humana , haverá sempre poesia !

           Poema com características modernas....

Estudando gêneros e analogias.

      O que é? Para que serve?
Nos conte!

Interdisciplinaridade !!