segunda-feira, 15 de julho de 2013

Entendendo a genética: DNA


Uma escada em Caracol?!?! Ou o que seria??
Você quer entender o genoma humano? Então vamos com calma.

Imagem retirada: http://primalbrasil.com.br/wp-content/uploads/2013/04/dna.jpg

Todo ser vivo, seja o homem ou o pé de alface, é formado por células, e praticamente toda célula tem um centro de controle chamado núcleo. Dentro dele, está a receita dos seres vivos, que são as longas moléculas de ácido desoxirribonucléico (que palavrão!), o DNA, da sigla em inglês.
 Veja um exemplo: o pão é composto de vários ingredientes. Para que ele seja feito, é preciso seguir uma receita. O mesmo acontece com o nosso corpo. O DNA, que fica no núcleo das células, é a nossa receita química. É ele que diz como são as nossas características (altura, cor dos olhos, tipo de cabelo, etc.). Essa receita, em vez de ser escrita, tem a forma de um código - o código genético.
Numa célula humana, esse código contém de 50.000 a 100.000 "ingredientes" que formam a receita.
 Esses ingredientes são os genes, e cada um traz uma informação e controla uma característica diferente no nosso corpo. São eles que transmitem as características de geração a geração. Esse conjunto de genes é o genoma.
 Cada molécula de DNA tem a forma de uma hélice dupla (como se fosse uma escada em caracol), e os genes ficam ali enfileirados.
 Se o DNA fosse retirado da célula e desenrolado, formaria uma fita de quase 2 metros de comprimento. Quem descobriu a estrutura final do DNA foram dois cientistas: o geneticista americano James Watson e o biofísico inglês Francis Crick.

Texto retirado: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/dna2.htm
Imagem retirada: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/imagens/prim_parte.gif

Clique para ver mais:

Genética e suas curiosidades, fiquem ligados

TUDO SE COPIA?


Imagem retirada: http://www.google.com.br/imgres

 Diz a sabedoria popular: nada se cria, tudo se copia. Os cientistas resolveram levar o ditado ao pé da letra. Em vez de deixar que a reprodução das espécies seguisse seu curso natural, os cientistas tentaram fazer cópias de seres vivos em laboratório. E o que é mais incrível: eles conseguiram!
 Mas vamos por partes. Primeiro, uma rápida recapitulada no método "tradicional" de reprodução. O que acontece, por exemplo, no caso dos seres humanos? O óvulo e o espermatozóide (as células reprodutivas da mulher e do homem, respectivamente) juntam-se para formar o embrião, que é como um ovo que fica no útero da mulher. O embrião vai se desenvolvendo e formando uma pequena criatura que vem ao mundo depois de nove meses.
 O embrião carrega uma "bagagem" importantíssima: os genes. Eles são pequenas unidades presentes no núcleo das células de qualquer ser vivo e determinam as características de uma criatura, que são sua aparência e seu comportamento, seja um ser humano, um cachorro ou uma bananeira.
 Graças aos genes, as características de cada espécie são transmitidas aos descendentes. Por isso, uma semente de laranja brota e vira uma laranjeira.
 Bem, esse é o rumo natural das coisas. Mas os cientistas já deram um jeito de mudar isso e andam fazendo cópias artificiais de seres vivos. Esse processo se chama clonagem.

Imagem retirada: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/imagens/biotec07.gif



Curiosidades

Olá pessoal, vamos ficar ligados um pouco na genética?

O Assunto de hoje, é: “Cópia de gente”
E CLONES DE SERES HUMANOS? SÃO COMO ROBÔS?

 E clonar gente? Será que é possível? Tudo indica que sim. Se os cientistas quiserem, eles podem fazer a mesma coisa: pegar os genes de uma pessoa e colocar em um óvulo de uma mulher. O óvulo com os genes intrusos pode então ser colocado no útero de uma mulher, que assim vai ficar grávida.
 Depois de nove meses, nasce um bebê com a mesma carga genética da pessoa que doou os genes. Isso quer dizer que quando o bebê crescer vai ser idêntico àquela pessoa.

 Claro que isso não significa que o clone humano vai ser como um robozinho ou uma cópia fiel da pessoa que doou os genes. Seria como dois irmãos gêmeos idênticos: eles parecem iguaizinhos, mas o tom da voz é diferente, os gostos e o jeito de cada um variam...

Imagem retirada: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/imagens/biote01.gif

Clique para ver mais: