sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Fiquem ligados :)

Vamos ficar ligados na ciências, mesmo nos dias de folga?
Uma boa opção para aqueles que no ano de 2014, que se destacar nos estudos ...

O assunto é GENÉTICA ...


Por que o cromossomo X humano recebeu esse nome?

Citogenética, Genética

Marque com um cromossomo se a alternativa a seguir estiver correta:
 (  ) fêmeas humanas têm dois xis e machos tem apenas um.

Não entendeu nada? Fique tranquilo: era só provocação mesmo.
Quando falamos de determinação sexual em seres humanos e em algumas outras espécies animais, cromossomos chamados de xis quase sempre estão em pauta. Esses cromossomos fazem parte de dois sistemas de determinação de sexo, que chamamos de XY e X0.
Nos seres humanos, em especial, os cromossomos xis fazem parte do conjunto total de 46 cromossomos presentes nas células somáticas – ou seja, células que não são germinativas, como espermatozoides e ovócitos secundários.
Nas mulheres eles se encontram aos pares, em dose dupla, enquanto nos homens somente existe um cromossomo xis.
CONTINUA ...
RETIRADO: http://www.biologiatotal.com.br/blog/Por+que+o+cromossomo+X+humano+recebeu+esse+nome%3F-16


Férias X Ciências

As férias estão se aproximando, que tal mesmo nas férias ficarmos ligados na matéria?

Vamos ver um pouco de genética ...

Fiquem ligados ! E boas Férias !




Por que a Timina é trocada por Uracila no RNA?

    Primeiro, temos que mudar a pergunta: "Por que a Uracila é trocada por Timina no DNA?". Mas porque mudar? Temos que entender, que durante a evolução química das moléculas, primeiro surge aquela que é mais simples e depois a mais complexa. Segundo as teorias mais consistentes sobre a história evolutiva das moléculas envolvidas nos processos biológicos, RNA seria ancestral de DNA, assim, a molécula de DNA só surgiria a partir da molécula de RNA. E isto é comprovado quando observamos que existem vírus que são de RNA e para completar seu ciclo passam por um processo chamado de 'transcriptase reversa', onde RNA é transformado em DNA.Porém, este não é o assunto principal aqui. Mas deixe em sua cabeça que DNA surgiu depois de RNA, isto vai ajudar na explicação.
   Segundo tema que devemos abordar para saber o porquê desta troca. A Timina é praticamente igual a Uracila quanto a fórmula estrutural molecular. Além disso, Timina, Citosina e Uracila são bases nitrogenadas do tipo pirimidina, sendo muito parecidas, se tivesse Uracila no DNA, consequentemente teríamos vários erros durante a replicação (duplicação) da molécula. A Timina é uma base nitrogenada de 5'-metil-uracila como você pode ver na imagem abaixo.