segunda-feira, 15 de julho de 2013

Entendendo a genética: DNA


Uma escada em Caracol?!?! Ou o que seria??
Você quer entender o genoma humano? Então vamos com calma.

Imagem retirada: http://primalbrasil.com.br/wp-content/uploads/2013/04/dna.jpg

Todo ser vivo, seja o homem ou o pé de alface, é formado por células, e praticamente toda célula tem um centro de controle chamado núcleo. Dentro dele, está a receita dos seres vivos, que são as longas moléculas de ácido desoxirribonucléico (que palavrão!), o DNA, da sigla em inglês.
 Veja um exemplo: o pão é composto de vários ingredientes. Para que ele seja feito, é preciso seguir uma receita. O mesmo acontece com o nosso corpo. O DNA, que fica no núcleo das células, é a nossa receita química. É ele que diz como são as nossas características (altura, cor dos olhos, tipo de cabelo, etc.). Essa receita, em vez de ser escrita, tem a forma de um código - o código genético.
Numa célula humana, esse código contém de 50.000 a 100.000 "ingredientes" que formam a receita.
 Esses ingredientes são os genes, e cada um traz uma informação e controla uma característica diferente no nosso corpo. São eles que transmitem as características de geração a geração. Esse conjunto de genes é o genoma.
 Cada molécula de DNA tem a forma de uma hélice dupla (como se fosse uma escada em caracol), e os genes ficam ali enfileirados.
 Se o DNA fosse retirado da célula e desenrolado, formaria uma fita de quase 2 metros de comprimento. Quem descobriu a estrutura final do DNA foram dois cientistas: o geneticista americano James Watson e o biofísico inglês Francis Crick.

Texto retirado: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/dna2.htm
Imagem retirada: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/imagens/prim_parte.gif

Clique para ver mais:

BRINCANDO DE DEUS

 Com a revolucionária descoberta do funcionamento do DNA (como as informações contidas nos genes são duplicadas e transmitidas para outras gerações), os cientistas conseguiram fazer experiências jamais imaginadas: transferir genes de um organismo para outro e criar novas espécies vivas.
 Em 1990, os cientistas iniciaram uma missão quase impossível: o Projeto Genoma Humano. O objetivo dessa missão era seqüenciar o DNA do homem. Em outras palavras, desenrolar a escada em caracol onde estão todas as informações necessárias para formar um ser humano.
A primeira parte dessa grande aventura está terminada. O próximo passo é o mais difícil: entender como funciona toda a sequência de genes.
É a mesma coisa que acontece quando você está aprendendo a ler: ganha um livro que conta uma superaventura, mas só consegue ler as vogais. Você sabe que para ler o livro todo tem que estudar muuuito ainda.

DAQUI PRA FRENTE TUDO VAI SER DIFERENTE

 Ainda não sabemos qual será o resultado desse trabalho importantíssimo que os cientistas mostraram ao mundo. Serão necessários muitos anos de pesquisa para que a gente veja os resultados. 
 Por enquanto, o que sabemos é que quase todas as doenças são causadas por algum erro na formação dos genes. Quando os cientistas conseguirem estudar os genes e descobrirem onde ocorrem os erros, vai acontecer uma mudança radical na medicina.
Entre os avanços que os cientistas esperam conquistar com o Projeto Genoma estão: conseguir saber se uma pessoa tem alguma doença pelo exame genético; curar doenças transmitidas de pais para filhos; curar doenças como diabetes, hipertensão, câncer e AIDS; desenvolver remédios específicos para os males de cada pessoa e prevenir outras tantas doenças. Vamos torcer para que o progresso seja rápido!
O único perigo de tudo isso é que todo esse conhecimento cause discriminação e preconceito, já que será possível saber quais serão as deficiências de uma pessoa antes mesmo de ela nascer.

Imagem retirada: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/imagens/1_2par.gif



2 comentários: